Origens Capixabas
A exposição “Origens Capixabas” aconteceu como parte da Feira dos Municípios 2024 e contou com a visita de 80 mil pessoas e 120 turmas de estudantes da rede pública. A exposição ocupou 200 metros quadrados na entrada da feira, sendo o cartão de boas-vindas do evento, e seu objetivo era contar a história da formação do povo espírito-santense, desde os povos ancestrais até os dias de hoje.
Mãos que narram histórias
A edição 2024 da ArteSanto, a Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo, ocorreu na Praça do Papa, em Vitória, entre os dias 13 e 22 de setembro, e recebeu a visita de 40 mil pessoas. O evento contou com a exposição Mãos que narram histórias, um convite à descoberta do artesanato como patrimônio cultural imaterial, vivo e dinâmico. Os visitantes puderam transitar por um espaço que narrava a história do desenvolvimento do artesanato, apreciando as técnicas, a criatividade e a paixão que impulsionavam os artesãos, e compreendendo o valor do artesanato como forma de expressão humana e veículo de transmissão de saberes ancestrais.
A História da Sociabilidade através do tempo
Exposição realizada de 1 a 10 de agosto de 2025, no Shopping Vila Velha, com o objetivo de apresentar a evolução das práticas de alimentação e socialização ao longo da história. Dividida em três módulos — Da Pré-História à Antiguidade, Da Idade Média à Invenção do Brasil e Tempos Contemporâneos —, a mostra combinou cenografia imersiva, objetos históricos, recursos audiovisuais e aromatização temática. O percurso convidou o visitante a refletir sobre o alimento como expressão cultural e sobre a comensalidade como elo social, destacando a memória e a identidade presentes nos atos de comer e partilhar.
João Bananeira: tradição que dança, arte que resiste
A exposição convidou o público a mergulhar na lenda de João Bananeira, personagem emblemático do folclore de Cariacica e da cultura do Congo capixaba. A mostra propôs uma experiência imersiva que uniu arte, fé e resistência, valorizando as expressões populares do Espírito Santo. Apresentada durante a 13ª edição da ArteSanto, evento que celebrou o artesanato capixaba e a cultura regional, realizada de 7 a 12 de outubro de 2025, na Praça do Papa, em Vitória (ES), a exposição foi dividida em quatro momentos — O Portal, As Raízes, Matéria que Fala e A Celebração.
































